Quem usa um PC há muito que se habituou a ter uma tecla ‘Windows’, que vive junto à tecla ALT à esquerda da barra de espaços. Agora aparentemente, a Microsoft está a considerar adicionar uma tecla nova, dedicada ao Microsoft Office.
O utilizador do Twitter ‘WalkingCat‘, conhecido por vários “leaks” de produtos e serviços da Microsoft descobriu um formulário de feedback em que é pedido aos utilizadores para qualificar a experiência de utilização de um teclado com uma tecla dedicada para o Office. Esse formulário até inclui uma imagem virtual de como seria uma destas teclas.
the Office key concept https://t.co/TAuu7l8y8W pic.twitter.com/CF8FQGEzR8
— WalkingCat (@h0x0d) 18 de junho de 2019
Certamente que se trata de um teste interno na Microsoft e o próprio formulário apenas dá um pouco de informação acerca das funções ligadas a esta tecla. A primeira questão procura saber se os utilizadores experimentaram o teclado num computador com a actualização de Maio de 2019 do Windows 10, de seguida pergunta se o utilizador tentou todos os atalhos possíveis (Tecla Office + O, T, W, X, P, D. N, Y e L).
Não há nenhuma informação acerca do que cada tecla faz, mas há uma outra pergunta no formulário que pede aos utilizadores para sugerirem outros atalhos de teclado, como o Tecla Office + S, que serviria para partilhar um documento.
No final de formulário, pergunta-se se os utilizadores também gostariam de ter uma tecla Office nos seus computadores portáteis.
Apesar das aplicações que fazem parte do Microsoft Office estarem recheadas de combinações de teclas, que servem para acelerar o acesso a muitas das suas funcionalidades, uma tecla dedicada para utilização exclusiva com as aplicações de produtividade mais usadas em todo o mundo, não parece ser uma má ideia. Isto apesar dos desafios que se vão pôr aos fabricantes para encontrar mais espaço para mais uma tecla, principalmente no caso dos computadores portáteis.