O novo Centro de Transparência em Madrid, Espanha, está em funcionamento desde o passado dia 14 de Junho.
Nas instalações recentemente inauguradas, a Kaspersky proporciona aos governos e parceiros informação sobre os seus produtos de segurança, incluindo a documentação técnica necessária para uma avaliação externa num contexto seguro.
Para além de ser possível rever o código-fonte, o centro também funciona como ponto de informação para se conhecer em maior detalhe as práticas de engenharia e processamento de dados da Kaspersky.
Em Novembro de 2018, a Kaspersky deu início ao processamento de dados dos seus clientes europeus em Zurique. Na Suíça, o centro também serve como uma instalação na qual os stakeholders e os governos podem rever os códigos-fonte das empresas, as actualizações de software e as regras de detecção de ameaças.
A Iniciativa de Transparência Global (GTI) da Kaspersky inclui uma série de medidas práticas e concretas para envolver especialistas externos independentes em cibersegurança, bem como outros profissionais na validação e verificação da fiabilidade dos produtos da empresa, dos seus processos internos e das suas operações de negócio.
Anton Shingarev, Vice-Presidente de Assuntos Públicos na Kaspersky, comentou: “A confiança e a transparência vão ser cada vez mais importantes. Sentimo-nos orgulhosos pelo facto de sermos pioneiros neste processo e por estarmos a abrir o nosso segundo centro de transparência na Europa. A cibersegurança não tem fronteiras e, por isso, tentar criá-las no ciberespaço a nível nacional é contraproducente e é algo que deve ser parado de imediato. Precisamos de restabelecer a confiança nas relações entre empresas, governos e cidadãos e, a inauguração deste Centro em Madrid é mais um passo nessa direcção”.