Segundo as últimas estatísticas da NetMarket Share, 87% dos computadores portáteis e de secretária em todo o mundo usam Windows, contra apenas 9,7% que usam Mac OS, ainda assim parece que os utilizadores do sistema operativo da Microsoft ficaram de fora de um dos únicos anúncios feitos pela Apple no WWDC deste ano que os afecta directamente.
Como todos sabemos, o iTunes é um programa que serve para quase tudo para quem tem um smartphone ou tablet da Apple ou que utiliza os serviços da empresa. Como é uma aplicação que praticamente não muda tecnicamente desde o seu lançamento em 2001, a idade já se nota apesar das actualizações pontuais da interface.
A Apple anunciou na edição deste ano da sua conferência para programadores WWDC (World Wide Developers Conference), que a partir da próxima versão do sistema operativo Mac OS, o iTunes vai finalmente ser reformulado e dividido em três aplicações separadas, uma para reprodução e gestão de música chamada Apple Music, uma para reprodução e gestão de podcasts, chamada Apple Podcasts, e uma para conteúdos de vídeo, chamada Apple TV.
Mas, aparentemente, os utilizadores de Windows vão ter de se manter com a versão antiga da aplicação, que reúne tudo num único programa.
Esta informação foi confirmada ao jornalista Micah Singleton da Billboard quando questionou responsáveis da Apple após a apresentação no WWDC.
Apple tells me iTunes will continue to exist in its current state on Windows, and the iTunes Music Store will be available in the sidebar in Finder on MacOS Catalina
— Micah Singleton (@MicahSingleton) 3 de junho de 2019