Os alertas SOS ajudam a aceder rapidamente a informações, e em tempo real, durante situações de crise. A Google melhorou os alertas SOS ao adicionar informações visuais sobre desastres naturais, bem como um novo sistema de aviso de navegação no Google Maps.
A partir de agora, o utilizador vai ter acesso a mais informações sobre sismos e inundações de forma a entender melhor o que realmente se passa no local da tragédia. Quando o utilizador se encontrar fora da área afectada, e caso pretenda saber mais detalhes sobre a tragédia, basta usar o serviço pesquisa da Google. A pesquisa por termos relevantes irá exibir um Alerta SOS que fornece a mesma visão geral.
Brevemente, também será disponibilizado um alerta proeminente no Google Maps se a equipa responsável pelo serviço acreditar que o trajecto do utilizador pode ser afectado por um desastre natural e, quando possível, tentar direccioná-lo para fora da área afectada.
A Google refere, ainda, que a partir de um cartão de crise no serviço Maps, o utilizador pode partilhar a sua localização real com ao amigos e familiares durante 15 minutos ou até o próprio decidir parar de partilhar essa informação.
Os cartões referentes a sismos e furacões vão estar brevemente disponíveis através dos dispositivos móveis e computadores.