A IBM Portugal e a Mundipharma Portugal desenvolveram uma nova solução de inteligência artificial (IA) para o tratamento do diabetes tipo 2.
A ferramenta, World Artificial Intelligence for Diabetes (W.AI.DI), apoia a tomada de decisão dos profissionais de saúde, fornecendo o acesso a informações médicas em função da condição dos seus pacientes.
A Federação Internacional de Diabetes estima que 425 milhões de pessoas no mundo têm diabetes e cerca de um milhão em Portugal.
Com base nos serviços de conversação com Inteligência Artificial, chatbots, esta ferramenta foi concebida inicialmente para ajudar os Médicos de Família a obter os principais dados que podem estar relacionados com a condição dos seus pacientes.
Os médicos podem usar a solução W.AI.DI durante a sua prática diária ou tempo de estudo, recorrendo ao website da Mundipharma ou através da aplicação para smartphone.
A interface é uma conversa guiada em que os médicos que recorrem à aplicação W.AI.DI respondem a questões sobre a condição do paciente. Com essa informação dos pacientes, os médicos que utilizaram a ferramenta no projecto-piloto, verificaram que a mesma permite ajudar a identificar os factores-chave para um tratamento mais individualizado da diabetes tipo 2, como o perfil do paciente baseado nas suas características físicas e psicológicas, a definição de um alvo terapêutico e a substância activa que melhor se adapta à sua condição.
Via: IBM, Mundipharma Portugal.