A conferência anual de programadores do Facebook começou ontem em San José, Califórnia, e a palavra de ordem foi “privacidade”. Depois de um ano recheado de controvérsias relacionadas com a forma como Facebook gere os dados pessoais dos utilizadores, Mark Zuckerberg assegurou a assistência que “o futuro é privado” e com estas declarações o CEO marca um início de ano em que a empresa vai tentar recuperar a confiança que muitos utilizadores perderam.
Durante a apresentação, o Facebook anunciou actualizações para as várias aplicações que fazem parte do universo da empresa, como o Instagram, Facebook Messenger e ao próprio serviço base do Facebook.
Foram também anunciadas novidades para os headsets de realidade virtual Oculus Quest e Rift S e uma nova funcionalidade para encontros amorosos.
O Facebook vai ser centrado em grupos e eventos
O Facebook anunciou recentemente que o Feed de Notícias iria começar a perder notoriedade e após a apresentação de ontem surgiu nova informação acerca deste assunto. Através de uma actualização a que Zuckerberg chamou ‘FB5’, o Facebook vai pôr em destaque grupos e eventos com a criação de um separador especial para os grupos mais proeminentes e um feed personalizado para os grupos a que pertence em detrimento de um feed generalizado com as publicações dos seus contactos. As opções de interacção com os grupos também vão ser mostradas enquanto navega por outras partes do serviço.
Esta alteração também servirá para ajudar os utilizadores a expandir as suas relações. Uma das novidades é a funcionalidade ‘Meet New Friends’ (Conhecer novos amigos), que tenta juntar pessoas que não se conhecem, mas que tenham algo em comum, como a escola onde estudaram ou o local de trabalho. Existe também uma forma mais simples de encontrar eventos perto do sítio onde se encontra. As aplicações para dispositivos móveis iOS e Android vão receber estas novidades já, enquanto o serviço através de browser para computadores irá recebê-las nos próximos meses.
O Instagram vai ter novas funcionalidades de fotografia
Ao contrário de outras redes sociais, incluindo o próprio Facebook, o Instagram é considerado um local mais pacífico e que promove uma maior interacção entre utilizadores. Por isso o Facebook vai oferecer novas formas de interacção e reduzir a proeminência dos likes de cada publicação. A interface da câmara vai receber um novo modo, chamado ‘Create Mode’ que facilita a partilha de conteúdo para além das tradicionais fotos e vídeo. O Instagram também vai expandir uma funcionalidade que vai permitir comprar produtos directamente na aplicação, abrindo-a a novos tipos de utilizadores, como artista, atletas e outros criadores.
Em conjunto com todas estas novidades o Instagram está a testar um sistema que vai permitir esconder o número de likes no feed dos utilizadores para promover o foco na partilha de imagem e vídeo e não na quantidade de likes que se consegue. Esta funcionalidade irá ser testada em primeiro lugar no Canadá e se for bem-sucedida será expandida para outros mercados.
O Facebook Messenger vi focar-se nos amigos mais chegados
O Messenger também não foi esquecido e vai ser alterado para dar mais formas para se manter a par daquilo que os amigos fazem. Pode definir mensagens de estado ou partilhar fotos com as pessoas em que mais confia e gosta o que, segundo o Facebook, pode facilitar a organização de encontros fora da rede.
O Messenger será mesmo uma das aplicações que irá receber as maiores alterações. No iOS será redesenhado para ocupar menos espaço de armazenagem, com uma redução de 80% para menos de 30 MB. Se utilizar o Messenger no computador poderá utilizar a aplicação separada que será lançada para Windows e MacOS ainda este ano.
Realidade virtual
O Facebook não fez nenhuma apresentação formal de nenhum modelo de headset de realidade virtual, mas abriu as pré-encomendas dos Oculus Quest, que pode ser utilizado autonomamente, e Oculus Rift S, dois novos modelos que substituem as câmaras rastreamento externas por câmaras montadas nos próprios dispositivos, mais práticas.
Ambos os modelos vão custar 399 dólares nos EUA e vão começar a ser comercializados a partir de 21 de Maio em 22 países (Portugal não está incluído ainda).
Facebook vai ajudar a conquistar a sua paixão
O Facebook também anunciou que o serviço de encontros Facebook Dating vai chegar a mais 14 países e que vai lançar uma nova funcionalidade chamada ‘Secret Crush’ que serve para criar uma lista privada de todos os contactos pelos quais se sente atraído, mesmo que não utilizem o Facebook Dating. Se esses contactos o adicionarem à lista deles o Facebook notifica os dois para indicar que existe interesse mutuo.