A portuguesa Signinum Inovação desenvolveu uma tecnologia multi-espectral que permite, em tempo real, controlar e antever problemas como carências nutricionais, pragas e doenças das culturas.
Incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a Signinum criou uma tecnologia que permite “falar com as plantas” e que está agora a ser testada directamente com os produtores de Vinho Verde da região Minhota de Portugal.
Esta solução de análise multi-espectral de diagnóstico, desenvolvida pela Signinum, começou por ser aplicada no mercado do património cultural. A empresa, que já recebeu 2,5 milhões de euros de financiamento, aposta agora na área da agro-food e da indústria.
“Com esta solução, os produtores conseguem monitorizar a cultura da vinha em tempo real e tomar decisões fundamentais. Para nós, trabalhar directamente com os produtores ajuda-nos a perceber as suas necessidades, o que nos permite ajustar a tecnologia”, referiu Carlos Aguiar – Director da Signinum Inovação.
Via: UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.