Embora a nova grande actualização do Windows 10, que será disponibilizada em Maio, ainda não esteja a ser distribuída em massa, os assinantes do programa de testes Windows Insider e do serviço para programadores MSN já a podem instalar. Isto é, se não tiverem drives USB ligadas aos seus computadores.
Devido a um problema com o sistema de instalação, a Microsoft está a bloquear a actualização a todos os utilizadores que estejam a utilizar drives USB ou cartões de memória. Isto quer dizer que se tiver um disco externo, uma pendrive USB ou um leitor de cartões com um cartão inserido no momento da instalação, o processo é interrompido. O mais estranho em todo este caso é que isto só acontece se estiver a utilizar a versão 1803 ou 1809. Se estiver a fazer a actualização a partir da versão 1709 ou 1703 e estiver a usar drives USB ou cartões de memória, aparentemente não há problemas nenhuns.
A razão por trás desta limitação é que esta actualização pode alterar as letras que identificam as drives USB ou cartões de memória SD. Por outras palavras, se a sua drive USB aparecer no Explorador de Ficheiros sob a letra ‘D:’ pode assumir a letra ‘E:’ depois de actualizar para a versão 1903 do Windows 10. Este problema pode ser contornado se antes de instalar a actualização remover todos os dispositivos de armazenagem USB e cartões de memória que tenha ligado ao computador. Depois da actualização pode voltar a ligá-los.
Esta não é a primeira actualização que faz coisas estranhas às drives, em alguns casos a versão 1803 do Windows atribuía letras às partições de recuperação do sistema operativo, o que as fazia aparecer no Explorador de Ficheiros. Como estas partições são pequenas e estão cheias com os dados de recuperação, o sistema começava a bombardear os utilizadores com mensagens que indicavam que estava sem espaço de armazenagem. Este erro foi reportado, mas aparentemente não foi resolvido a tempo do lançamento dessa versão.