A Urban Data Eye e a LOLOLO foram os projectos vencedores do Proptech Challenge. Este é o primeiro concurso europeu, lançado pela consultora imobiliária CBRE, que pretende “encontrar talentos digitais capazes de revolucionar o sector imobiliário através de ideias inovadoras e disruptivas”.
A UDE (Urban Data Eye), de Rodrigo Delso, Iago Romero e Javier Argota, foi a grande vencedora na categoria “Impact Startup”. Esta solução permite medir, através de software instalado em câmaras convencionais, a “customer journey” dos utilizadores nos edifícios.
Um algoritmo de Inteligência Artificial (IA) possibilita localizar geograficamente todos os objectos de interesse (pessoas, veículos, etc.) em qualquer espaço através de técnicas de visão artificial sem necessitar de recolher dados pessoais.
Por outro lado, a distinção de melhor ideia disruptiva foi atribuída à LOLOLO, de Álvaro Cosido, uma aplicação Web que permite “comparar, com rapidez e precisão, as localizações comerciais com base nas métricas de público, tráfego e visibilidade, calculadas usando sintaxe espacial, visão artificial e Big Data”.
Os projectos finalistas foram seleccionados com base no seu impacto, viabilidade e inovação. Em Portugal, as startups que chegaram à final foram a Alfredo, Spott e Infraspeak.
Os vencedores vão receber um prémio monetário de € 20.000 (Startup) e € 10.000 (Ideia), tendo ainda a oportunidade de participar num Roadshow que vai passar por Madrid, Lisboa, Berlim e Londres – onde vão conhecer outras startups e saber mais sobre as mais recentes iniciativas europeias na área de Proptech – e participar de num programa de parceria para desenvolver os seus projectos em conjunto com a equipa da CBRE.
Via Grupo CBRE.