Tal como acontece com as outras marcas de smartphones, também a Huawei tem de ter na sua modelos para todas as bolsas. Estes modelos são, normalmente, declinações do modelo topo de gama que serve de base, tanto a nível de design externo, como interno.
Assim, a gama ‘P’ da Huawei é composta por quatro modelos: P20 Pro, P20, P20 Lite e o P Smart, que se encontra na base da oferta.
Câmara dupla e reconhecimento facial
Este modelo tem um processador Kirin 710, também desenvolvido e fabricado pela própria Huawei, que utiliza um método de fabrico de 12 nm já utilizado noutros modelos da marca, como o Mate 20 Lite, Honor 8X e Honor 10 Lite.
Este P Smart inclui muitas funcionalidades que se encontram normalmente em smartphones que se estão alguns furos acima no que respeita a preço, como a câmara dupla, o desbloqueio por reconhecimento facial, as impressões digitais e o sistema de inteligência artificial da câmara, que serve para reconhecer o objecto que se está a fotografar.
Por fora, o P Smart é um objecto que não se parece nada com outros modelos de entrada de gama, pela escolha de materiais e pela qualidade de montagem. Não existem botões na parte frontal e os únicos que estão presentes em todo o equipamento estão do lado direito: servem para ligar/desligar e regular o volume. No entanto, quando se segura no P Smart tem-se a plena a noção de que se trata de um dispositivo um pouco mais frágil que outros modelos mesmo da própria Huawei. O ecrã é de 6,2 polegadas (2340 x 1080) e mostra uma qualidade da imagem surpreendentemente boa para o preço que este smartphone tem. A câmara funciona bem, mas tem alguma tendência em escurecer um pouco as fotografias quando a estamos a usar em modo automático.
Desempenho
Como já mencionei, este smartphone utiliza um processador Kirin 710 que está acompanhado de 3 GB de memória RAM e 32 GB de espaço armazenamento, que podem ser expandidos com um cartão de memória microSD, se estiver disposto a perder a possibilidade de utilizar um segundo SIM.
Os resultados dos testes de desempenho que fizemos são algo estranhos se os compararmos com os Honor 10 Lite, que utiliza essencialmente o mesmo processador e GPU. A discrepância só pode ser explicada pelo facto de o Honor ter mais 1 GB de memória RAM que o P Smart. Outro aspecto em que o P Smart difere bastante do seu “meio irmão” da Honor é na autonomia, apesar de ambos terem uma bateria com 3400 mAh (estes e outros valores de benchamraks estão na tabela).
Distribuidor: Huawei
Contacto: huawei.pt
Preço: €279
Benchmarks
Huawei P Smart (2019)
- Antutu: 129 566
- PCMark Work: 5839
- 3D Mark Ice Storm Unlimited: 16 981
- Vida da bateria (minutos): 540
Honor 10 Lite
- Antutu: 136 853
- PCMark Work: 8432
- 3D Mark Ice Storm Unlimited: 17 272
- Vida da bateria (minutos): 721
Ficha Técnica
Processador: Hisilicon Kirin 710
Memória RAM: 3GB
Armazenamento: 32 GB expansíveis através de cartões de memória microSD
Câmaras: frontal 8 MP, traseira 13 MP + 2MP
Ecrã: LCD IPS 6,21 polegadas (2340 x 1080)
Bateria: 3400 mAh
Dimensões: 155,2 x 73,4 x 8 mm
Peso: 160 gr