Posso estar a ser injusto, mas creio que precisamos que a AMA modernize. Ou, pelo menos, as apps que de lá emanam.
Sabe, por exemplo, que já pode descarregar a app que lhe permite trazer o seu cartão de cidadão, carta de condução e cartão da ADSE no seu smartphone? Chama-se id.gov.pt (o que desde logo lhe fica bem) e dá-lhe a oportunidade de «guardar e consultar os seus cartões em qualquer lugar e em qualquer momento». Algo que, como sabe, era impossível até hoje porque o seu smartphone ainda não incorpora uma câmara fotográfica, uma pasta onde guardar fotos por temas e dezenas de apps que permitem o scan de cartões. Adicionalmente consegue ser uma aplicação extraordinariamente feia. Não que estes utilitários tenham de ser bonitos, mas já que não são úteis… ou são? Para já não lhe reconheço qualquer utilidade. O mais certo é que projetos como este, ou o Mapa do Cidadão (outra das aplicações da AMA), nasçam já tortos. Ou porque são baseados ou em plataformas tecnológicas antigas, ou pior, em processos que não se adaptaram ainda a uma nova mobilidade de acesso.
Imagine-se a tentar mostrar a sua carta de condução numa Operação Stop no seu smartphone? Não quero ser mal interpretado. Serei sempre o primeiro a contribuir para dar os passos necessários para a desmaterialização do cartão plástico. E tão bem que o sistema financeiro o tem feito nestes últimos dois anos. Agora, apps que servem para encher espaço de ecrã apenas replicam o que o plástico faz às carteiras: engorda-as.
Já se é a gordura que é problema, está na altura de fazer download da Yes Diet. Sempre fui adepto da app do Continente. A Sonae não brinca com o negócio e esta ideia de vender refeições já feitas tendo uma app para suportar essa dieta é fantástica. Para quem já é preguiçoso, quer algo melhor que não ter sequer de calcular as calorias dos alimentos? Basta que compre as embalagens, faça o scan do código de barras e terá sempre a sua dieta controlada. Se abusar não se preocupe14: sempre tem as clínicas de estética à saída do Continente.