Considerado o melhor smartphone de consumo do ano pela EISA, esta é a mais recente aposta da renascida Nokia (propriedade da HMD Global). Destinado a combater o segmento médio, o 7 Plus destaca-se por ter sido criado a partir de um bloco sólido de alumínio e tem revestimento cerâmico, o que lhe confere um toque muito agradável e uma excelente aderência, mesmo com as mãos molhadas.
O contraste conferido pelos elementos em bronze (nos botões, moldura do ecrã, estrutura lateral e moldura dos sensores de imagem e de impressão digital) com a cor preta da estrutura metálica conferem-lhe um visual distinto. A inexistência de linhas de antena, traço tradicional nos equipamentos deste nível de preços, bem como o ecrã de seis polegadas de formato 18:9 com vidro curvo nas extremidades completam o visual.
No Nokia 7 Plus vamos encontrar uma imagem de excelente qualidade, sendo ideal para tirar partido do sistema operativo aqui utilizado, o Android One, com a sua interface simplificada, garantia de actualizações de segurança regulares e todas as aplicações básicas da Google, existindo apenas uma optimizada e personalizada pela Nokia, a da câmara.
No que respeita a fotografia, este Nokia tem um duplo sensor traseiro, de 12 e 13 MP, servindo o sensor secundário, essencialmente, para a criação de um zoom óptico de 2x, bem como para desfocar o fundo das fotografias com o modo Live Bokeh.
À frente, temos um sensor de 16 MP que partilha com os sensores traseiros o facto de ter ópticas da Carl Zeiss, graças a uma parceria que conta com mais de uma década de existência. A qualidade das imagens é bastante boa, embora sintamos que os sensores limitados no que toca ao alcance dinâmico, sendo recomendável a utilização do modo HDR. Em termos de desempenho, nada a apontar face ao excepcional desempenho do Snapdragon 660 aqui utilizado, que registou resultados idênticos a smartphones topo de gama do ano passado, como o Huawei P10.
Para finalizar, esperávamos um pouco mais da bateria, que com os seus 3800mAh mal passou das onzehoras de autonomia.
Ponto Final
O Nokia 7 Plus tem uma boa qualidade de construção e desempenho, mas o preço demasiado elevado, coloca-o perigosamente próximo de topos de gama como o Asus ZenFone 5 Z. Porém, uma breve pesquisa permitirá encontrar este smartphone a um preço bem mais acessível.
+ Desempenho
+ Qualidade de construção
– Preço
Experiência de Utilização: 5,7
Medições:1,7
Preço: 0,8
Pontuação: 8
Distribuidor: Nokia
Site: nokia.pt
Preço:€449,90
Benchmarks
Antutu | 3D Mark Ice Storm Unlimited | PCMark8 Work | PCMark8 Autonomia |
141 332 | 26 726 | 6563 | 669minutos |
Características técnicas
Processador: Qualcomm Snapdragon 660 (4×2,2GHz+ 4x 1,8 GHz)
Memória: 4GB
Armazenamento: 64GB (Expansível por MicroSD)
Câmaras: 12MP+13MP(traseira), 16MP(frontal)
Ecrã: 6,0”IPS(2160×1080),403ppi
Bateria:3800mAh
Dimensões: 158,4×75,6x8mm
Peso: 183gr