A aplicação desenvolvida por investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em parceria com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM), serve para contabilizar e mapear o lixo marinho nas praias portuguesas.
O objectivo da aplicação é sensibilizar a população para o combate ao lixo marinho, contribuindo para a preservação dos oceanos e alertar as entidades competentes para a urgência na adopção de medidas que permitam mitigar o problema.
Os programadores dizem que contributo de todos é essencial e por isso qualquer pessoa se pode registar e partilhar imagens e dados sobre o lixo nas praias.
Assim, a app possui dois tipos de contagens: a simples, composta por 20 itens que vai indicar as tendências dos tipos de lixo ao longo do tempo e a científica, dirigida a investigadores/técnicos especializados que inclui uma lista mais alargada de tipos de lixo marinho e poderá ser útil às entidades responsáveis pelas monitorizações nacionais e internacionais deste tipo de poluição.
Programador: lixomarinho.app