A Hays, que opera nos sectores público e privado, nas áreas de Recrutamento Especializado, revelou no Guia do Mercado Laboral 2019 que a área de Tecnologias de Informação está cada vez mais dinâmica e é um dos perfis com mais necessidade de recrutamento para o próximo ano.
2018 foi um ano destacado pelos ataques cibernéticos, que levaram a que diversas empresas e instituições perdessem milhões de euros. Para além disso, o Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) influenciou o sector com o aumento da procura de profissionais na área de base de dados e cibersegurança.
A Hays avança que o dinamismo do mercado de Tecnologias da Informação irá continuar a acelerar em 2019, tanto no volume de contratações, como nas tendências e preferências de recrutamento.
À semelhança de outros anos, os perfis mais solicitados serão Project Managers, Comerciais ERP, Business Analytics, Outsystems Developers Java/.NET, Mobile Developers, Machine Learning Engineers, Python Developer/Data Scientist e os perfis relacionados com BI.
A escassez destes perfis, aliado à constante procura por parte dos empregadores e à entrada de empresas internacionais com uma oferta salarial acima da média, continuarão a acentuar pressão salarial no sector.
Após uma análise aos inquiridos, estes apontam como as principais mais-valias a oferta salarial (86%), bom ambiente de trabalho (78%), plano de carreira (62%), qualidade de projectos (57%) e cultura empresarial (57%). Quanto os benefícios mais desejados para aceitarem uma oferta de trabalho apontam como as cinco principais o seguro de saúde (80%), formação/certificações (72%), flexibilidade de horários (70%), flexibilidade de trabalhar a partir de casa (59%) e automóvel (47%).
Via Hays.