A App Store Foundation (ASF) foi oficialmente lançada no passado dia 5 de Novembro, no Museu do Oriente, em Lisboa. A organização sem fins lucrativos visa garantir a governação aberta do protocolo AppCoins e apoiar o desenvolvimento e inovação contínua da tecnologia.
As AppCoins foram lançadas em Novembro de 2017 pela startup portuguesa Aptoide, com vista a responder a três das lacunas do mercado de aplicações actual – App Advertising, In-App Purchases e Developer Reputation. Podem ser utilizadas para serviços e trocas dentro das próprias lojas de aplicações e respectivas aplicações.
A fundação vai trabalhar na adopção e suporte global das AppCoins junto dos diferentes stakeholders, tais como lojas de aplicações, utilizadores e programadores bem como na criação de parcerias estratégicas para a ampliação da base de utilizadores do ecossistema, tais como fabricantes de dispositivos móveis (OEMs), governos e fornecedores de meios de pagamento.
“O Blockchain pode ser o game changer do ecossistema das aplicações quer seja através de uma melhor estratégia de monetização, criação de novos modelos de negócio ou maior acessibilidade aos pagamentos. Pretendemos desenvolver a tecnologia e trabalhar no sentido de, ao longo dos meses, juntar mais developers, fabricantes de smartphones e lojas de apps ao protocolo, criando assim uma sinergia capaz de desenvolver o ecossistema. Casos como o do lançamento de Fortnite mostram que a indústria não precisa de se manter centralizada e que há espaço para um novo paradigma mais aberto, livre e descentralizado”, referiu Carolina Marçalo, Directora Executiva da App Store Foundation.
Via AppCoins.