A IBM anunciou a expansão da solução IBM Food Trust, uma rede de abastecimento e distribuição alimentar global construída na sua plataforma de Blockchain e baseada na cloud, que oferece aos seus membros, entre retalhistas, produtores e fornecedores da indústria alimentar e de outras áreas, “dados de todo o ecossistema para permitir uma maior rastreabilidade, transparência e eficiência de toda a cadeia”.
Além do objectivo de tornar os alimentos mais seguros, a rede IBM Food Trust e as suas soluções de rastreamento “permitem ainda obter informações sobre a frescura dos produtos, reduzir o desperdício e tornar a cadeia de abastecimento mais colaborativa e transparente”.
O ecossistema de participantes da rede continua a crescer e a Carrefour anunciou que passará a utilizar a rede Blockchain da IBM Food Trust. As lojas Carrefour usarão inicialmente a solução para “aumentar a confiança dos consumidores num conjunto de produtos da marca Carrefour”.
“A moeda da confiança hoje é a transparência e alcançá-la na área da segurança alimentar acontece quando a responsabilidade é partilhada”, disse Bridget van Kralingen, senior vice president, IBM Global Industries, Clients, Platforms and Blockchain.
“Essa abordagem colaborativa por parte dos membros da IBM Food Trust é a prova de que o Blockchain pode fortalecer a transparência e impulsionar melhorias significativas na monitorização de alimentos. Em última análise, isso proporciona benefícios de negócio para quem faz parte desta rede, mas também melhores produtos e mais segurança para os consumidores”.
Via IBM.