A Aliança Portuguesa de Blockchain anunciou que a Blockbird Ventures foi escolhida como a grande vencedora do Open Innovation Challenge. A Blockbird será, assim, uma das empresas que terão a oportunidade de apresentar o seu projecto na Conferência de Blockchain no dia 12 de Novembro, em Lisboa.
Este desafio procurou as melhores soluções relativas a sectores não representados nos restantes Challenges da Aliança. Através deste desafio, a Aliança de Blockchain pretendeu dar aos seus participantes “liberdade total de imaginar, criar e apresentar uma solução que vá para além dos outros desafios, mas que seja pioneira, tenha impacto e que acrescente valor a qualquer sector económico”.
A solução vencedora foi apresentada pela Blockbird Ventures e apresenta uma forma de partilhar dados médicos. A aplicação apresentada permite que os pacientes tenham toda a sua informação médica sob o seu controlo e que escolham que informação médica é partilhada com que instituições de saúde. As soluções apresentadas pelas equipas Brain-e e MedSafe foram consideradas finalistas deste desafio.
“Acreditamos no conceito de open data – especialmente no sector da saúde, onde o difícil acesso a dados inibe o desenvolvimento de novos tratamentos e tecnologias”, explicou José Figueiredo, cofundador da Blockbird Ventures. “A nossa solução pretende facilitar o acesso e partilha de dados médicos, devidamente autorizados, entre instituições do sector da saúde”.
Via Aliança Portuguesa de Blockchain.