A Samsung anunciou que tenciona lançar os primeiros produtos com tecnologia MicroLED no mercado de consumo em 2019, depois de ter mostrado um painel de 146 polegadas na edição deste ano da CES.
O primeiro modelo a chegar ao mercado será para aplicações comerciais e é uma evolução do que foi mostrado na feira com 146 polegadas e uma espessura de 80 mm, mas a empresa já anunciou que os modelos seguintes irão ter apenas 30 mm de espessura. Os modelos mais finos vão chegar em 2019 e são para o mercado doméstico. Também está programado um outro produto com um ecrã de 73 polegadas.
O que é o MicroLED? Como o nome indica, a tecnologia MicroLED utiliza LED muito pequenos para formar a imagem. Os ecrãs MicroLED conseguem ter muito mais brilho que os tradicionais ecrãs LED e rivalizar com os ecrãs OLED no que respeita à profundidade dos pretos e fidelidade de cor. Tal como acontece com o OLED (e com o plasma antes dele), os píxeis MicroLED têm luminosidade própria, latência baixa, contraste alto, melhor saturação de cor e maior eficiência energética.
O principal obstáculo para a Samsung começar a comercialização em grande escala de produtos baseados nesta tecnologia está na dificuldade de fabrico, que faz com que a quantidade de painéis produzidos seja algo diminuta. E ainda não é conhecido nenhum avanço no método de produção que contradiga este estado de coisas.
A decisão que a Samsung tomou de avançar para a tecnologia MicroLED prende-se com o facto de ter decidido no passado ignorar a tecnologia OLED e aposta na QLED (Quantum LED), que, simplesmente não se pode comparar com a OLED utilizada, por exemplo pela LG. Existem informações que indicam que a Apple também pode estar interessada nesta tecnologia e, segundo a Bloomberg, equipas da empresa de Cupertino estiveram a avaliar a tecnologia já este ano.