Quem costuma planear viagens sabe que dá sempre jeito partir com uma pequena lista de recomendações de sítios para fazer as refeições. Quem sofre destas coisas de querer estar actualizado em relação aos restaurantes e bares da moda sabe que é uma tarefa difícil. Ele é nomes aleatórios nas notas do smartphone, nas conversas do Messenger e do WhatsApp ou ainda em colecções do Instagram ou artigos guardados do Facebook.
Quem sofria do mesmo mal? Os criadores da Misk, Madalena Rugeroni, Sofia Pitta e Daniel Rosa. «A Misk é para os millennials que adoram jantar fora, que fazem listas de restaurantes e bares sempre que viajam, que dão as melhores recomendações aos amigos e que gravam os sítios giros que vêm no Instagram para ir mais tarde», explica Madalena Rugeroni, co-fundadora e CEO da Misk.
Para se diferenciarem num mercado onde aplicações deste género se multiplicam, a Misk aposta na «rapidez, relevância, look e coverage», refere a CEO. «Rápido, pois basta abanar o telefone para ter uma recomendação de um restaurante perto de mim; relevante porque as recomendações são das pessoas em quem realmente confio e sigo; o look é muito mais visual com um design clean e adaptado à nossa geração; e a coverage é global porque posso ver e guardar restaurantes, bares ou cafés do mundo inteiro», indica Madalena Rugeroni.
Misk de miscelânea
A experiência profissional dos fundadores acaba por influenciar vários aspectos desta startup. «Vivíamos em Londres, onde a oferta é enorme, e era sempre uma frustração decidir rápido onde comer fora», começa a responsável, referindo que a solução passa por recomendações e dicas de amigos que, lá está, se perdiam em vários cantos do mundo digital. «Percebemos que não éramos os únicos com este problema quando na Google, enquanto lá trabalhava, reparei que numa das maiores mailing lists, chamada uk-misc (de miscellaneous, daí o nome da app), a maioria das pessoas perguntava também constantemente por dicas de restaurantes», explica Madalena. Em Novembro do ano passado, nascia a Misk, uma app para iOS, mas que «ainda este ano» chegará ao Android, referem.
Como apoios, a Misk está incubada na Startup Lisboa e conta também com o Startup Voucher. Explicando que até agora o feedback tem sido «bastante positivo», os fundadores da Misk referem que querem continuar a fazer evoluir a app. «Num futuro próximo vamos também ter menus, ratings das pessoas que seguimos e tornar a app mais inteligente», avança Madalena Rugeroni. «Queremos que as recomendações tenham em conta os tipos de restaurantes e o tipo de comida de que as pessoas gostam, assim como o seu estilo de vida (ex: se gostar de páginas de fitness no Instagram, não vamos mostrar hamburguerias)», refere a co-fundadora.