Esta é uma das maiores perdas de valor de uma empresa na história de Wall Street. No inicio do dia de ontem as acções do Facebook valiam cerca de 174,89 dólares cada, o que corresponde a uma queda de 19,6% face ao dia anterior quando valiam 217 dólares.
Para colocar as coisas em perspectiva, o antes de ontem o Facebook valia 629 mil milhões de dólares, hoje vale 506 mil milhões. Ou seja, a empresa perdeu 123 mil milhões de dólares de valor de um dia para o outro. Isto corresponde a cerca de quatro vezes o valor em bolsa do Twitter (33 mil milhões), sete vezes o valor da Snapchat (17 mil milhões) e quase ao valor do Netflix (158 mil milhões).
Um aspecto curioso acerca destes números é que, aparentemente, as perdas não se ficaram a dever directamente aos sucessivos escândalos em que a empresa tem estado envolvida este ano, mas sim ao crescimento algo anémico da facturação em publicidade e à perda de um milhão de utilizadores nos Estados Unidos e de 3 milhões na Europa. Segundo Mark Zuckerberg esta situação deve-se em primeiro lugar à entrada em vigor do Regulamento Geral de Protecção de Dados na União Europeia.
A situação levou a uma mudança nas métricas que a empresa utiliza para medir a sua própria audiência, assim, pela primeira vez, o Facebook divulgou dados que combinam as audiências das suas principais apps (Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp) que indicam que cerca de 2,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo utilizam pelo menos uma.