Uma equipa de investigação do Instituto de Telecomunicações (pólo da Covilhã) prepara-se para lançar, já no próximo mês de Julho, o projecto “SECURIoTESIGN – Towards the assurance of SECURity by dESIGN of the Internet of Things”, cujo principal objectivo é “assegurar que a tecnologia de segurança apropriada é correctamente identificada e integrada no design e desenvolvimento de soluções e equipamentos IoT”.
Recorde-se que a “Internet das Coisas” se assume como uma rede de equipamentos físicos, veículos, electrodomésticos e outros itens incorporados em sistemas electrónicos ou softwares. Pressupõe, ainda, um determinado nível de conectividade, que permita que esses objectos se conectem e troquem dados entre si.
“Existem vários métodos de engenharia de segurança, assim como mecanismos, medidas de controlo e protocolos disponíveis para as mais diversas tecnologias e paradigmas IoT, mas – muitas vezes, fruto da pressão de mercado – grande parte dos sistemas são desenvolvidos sem garantias a nível da segurança”, explicou Pedro Inácio, coordenador do projecto.
“Neste sentido, o projecto pretende fornecer um conjunto abrangente de ferramentas prototipadas para identificação assistida por computador de requerimentos de segurança, modelação de ataques e sistemas, especificação de testes, mapeamento de requisitos e tecnologia e, ainda, geração de documentação e auditoria de alta qualidade”, acrescentou o investigador do IT e docente do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior.
Via Instituto de Telecomunicações.