A convite da Lenovo fomos a Barcelona conhecer os novos modelos de gaming Legion. Os laptops Y730 e Y530 e os desktops T730 e C730 foram apresentados na semana passada durante a E3 e vão chegar à Europa e a Portugal durante os meses de Julho e Agosto.
Barrie Rankin, EMEA head of consumer product management, apresentou os novos produtos e fez uma breve caracterização dos gamers que usam a marca Legion. Segundo o executivo são «maioritariamente trabalhadores que jogam cerca de 8 a 10 horas por semana» e estão dispostos a comprar uma máquina «por mais de 1000 euros». Os novos modelos de gaming da Lenovo foram baseados neste estudo e após termos estado em contacto com esta «nova legião», as primeiras impressões foram bastante boas.
No que diz respeito ao design, a nova série Y quando fechada não apresenta ser de gaming mas portáteis normalíssimos, já que este era um dos desejos dos consumidores. O Y730 tem um chassi todo em alumínio, pesa 2,2 kg e uma espessura de 19,95 mm. A nível de display é 20% mais brilhante que o seu antecessor e foi possível comprovar que o ecrã é de facto bastante brilhante. Já o Y530 é 17% mais fino, 28% mais leve e 10% menos ruidoso que o seu antecessor Y520.
A nível de processamento, a Lenovo equipou os novos laptops Legion com Intel i-core 5 ou 7 de oitava geração e GPUs da Nvidia e fez uma parceria com a Corsair para oferecer opções de overclocking da memória e melhorar os teclados. Estes são, aliás, «sempre uma grande aposta da Lenovo», conforme referiu Barrie Rankin. Além de todo o trabalho feito a nível de conforto que torna a sua utilização bastante fácil, o Y730 é iluminado com LEDs RGB, em contraste com o Y530, que tem LEDs brancos comuns.
Os desktops T730 e C730 foram também desenvolvidos com base na opinião de gamers e são mais compactos, com pega superior, com painéis abertos e iluminação RGB. Esta gama é, tal como a Y, equipada com processadores Intel de última geração e placas gráficas de Nvidia. O T730 foi projetado para eliminar o calor através de um sistema térmico dual-channel e opções de cooling líquido. Já o C530 têm três vezes mais fluxo de ar graças a um maior número de ventoinhas o que se traduz numa melhoria de 50% a nível térmico.
Todos os modelos aparentaram ser bastante robustos e aguardamos que estejam disponíveis em Portugal para que possamos realizar testes e perceber as reais capacidades destas máquinas.