Dois anos depois do lançamento oficial, a Google passou, desde hoje, a disponibilizar em Portugal o seu sistema para redes sem fios mesh Google Wi-Fi.
Os sistemas mesh podem servir para criar ou complementar uma rede wi-fi já existente com o objectivo de se conseguir uma melhor recepção de sinal em todos os dispositivos espalhados pela casa. Os sistemas mesh diferem dos extensores de rede wi-fi tradicionais porque utilizam um ou vários pontos de acesso que comunicam entre si e gerem a intensidade do sinal por dispositivo e localização.
Outra diferença para os routers é que a gestão das rede mesh é normalmente feita através de uma aplicação para smartphone com o objectivo de simplificar essas tarefas.
No caso do Google Wi-fi essa aplicação permite:
- Ver quais os dispositivos que estão online e qual a largura de banda que estão a consumir.
- Dar prioridade a um dispositivo para obter velocidades mais rápidas quando é realmente importante
- Encontrar e partilhar rapidamente a password da rede com os visitantes
- Gerir a utilização da internet da família. É possível fazer uma pausa no sinal Wi-Fi dos dispositivos das crianças – como por exemplo durante as refeições ou ao deitar.
Preço e disponibilidade
O Google Wi-Fi está disponível na Google Store e nas lojas Worten a partir dos 139€ (1 unidade) ou 359€ (pack de 3 unidades).
Especificações técnicas
AC1200 2×2 Wave 2 Wi-Fi |
Sistema Wi-Fi Mesh expansível |
Wi-Fi Dual Band simultâneo (2.4GHz / 5GHz) com suporte IEEE 802.11a/b/g/n/ac |
2 Portas Gigabit Ethernet por ponto. WAN e LAN no ponto Wi-Fi primário, ambas funcionam como portas LAN em pontos Wi-Fi adicionais |
WPA2-PSK |