A Altice Portugal prepara uma demonstração em ambiente de rede comercial e com terminal pré-comercial 5G, a funcionar na banda dos 3,6 GHz, com recurso a um equipamento 5G da Huawei, que alcançará velocidades na ordem dos 1,5 Gbps.
A tecnologia 5G apresenta-se como um novo paradigma nas redes de telecomunicações, ao pretender alargar o seu âmbito de aplicação a casos de uso actualmente suportados por redes privadas e com fios.
Para além de maiores débitos (20 Gbps) e maior mobilidade (500 Km/h), o “5G deverá garantir tempos de resposta menores (latências de 1ms) e permitir um grande número de dispositivos ligados”.
Já está a ser preparada a evolução da rede e dos serviços da Altice Portugal para o novo paradigma associado ao 5G, envolvendo “a evolução das componentes core da rede para ambiente de virtualização e evoluindo as actuais redes fixas e móveis para endereçar múltiplas necessidades, desde as comunicações pessoais ao uso da IoT e comunicações de elevada criticidade e baixa latência”.
No mês de Fevereiro de 2018, a Altice Portugal e a Huawei Tech. Portugal formalizaram, no Mobile World Congress 2018, a assinatura de um Memorando de Entendimento para impulsionar o desenvolvimento e a implementação do 5G em Portugal.
Esta colaboração, já iniciada em 2016, “consolidou o compromisso da Altice Portugal na implementação e no desenvolvimento de um ecossistema 5G, ao vivo, para testar aplicações e serviços alavancados pela tecnologia 5G, materializando um passo fundamental para o lançamento comercial da rede 5G na Altice Portugal”.
Via Altice Portugal.