O poker online e as criptomoedas têm suas similaridades. Os dois foram criados para o mundo digital e vieram para facilitar a vida de quem tem acesso à internet. Agora, ambos estão juntos em uma conexão que agradou a maioria dos competidores e investidores.
Para alguns optimistas, a criação e a popularização do poker online com base nas criptomoedas vieram para mudar a maneira como esse desporto é praticado na internet. «Eu fico fascinado com a capacidade que as criptomoedas tornam tudo mais fácil e no poker não é diferente. É algo que veio para mudar o jeito como o desporto é praticado», afirma o empresário e competidor de poker Tony G.
Para os leigos no assunto, é bom entender que a essência do poker não mudou nessa nova forma online. As cartas e o método de disputa seguem os mesmos. A principal diferença em relação ao poker online tradicional é que os processos de saque e depósito são bem diferentes.
Se no poker online tradicional é preciso até 72 horas para poder sacar o dinheiro, nas criptomoedas isso é totalmente diferente. Com as moedas digitais, a transacção é feita em poucos segundos.
Outra diferença está nos competidores. No poker online tradicional, geralmente o competidor encara pessoas do mesmo país na mesa virtual. Com esse desporto disputado com base nas criptomoedas, é possível praticar contra profissionais e amadores de todos os continentes do planeta. Tudo torna-se mais globalizado.
Não faz muito tempo que as criptomoedas estão inseridas no poker, pois essa novidade chegou em grande escala no ano passado. No entanto, a moeda digital está a crescer em popularidade e novas empresas estão a surgir. A Coin Poker, por exemplo, estreou em modo integral neste ano e tem como uma de suas principais características o processo didáctico em que explica todos os detalhes de como funciona seu método de competição. Uma das maiores vantagens é que o competidor pode trabalhar directamente com o Ethereum, uma famosa e popular moeda digital.
A maneira como a Coin Poker, que já é uma referência online, gere seu sistema é muito eficaz, pois a tecnologia blockchain faz parte do processo para facilitar tudo. Quem é investidor no mercado das criptomoedas encontra facilidade para adaptar-se a esse novo mundo do poker online, pois o gerenciamento do dinheiro é parecido. Carteiras digitais como MyEtherWallet e BitGo são utilizadas com frequência, assim como os tokens MetaMask, Mist, Parity e imToken.
«Acredito que muitos competidores do mundo todo estão a gostar de praticar poker com as criptomoedas. Muitos estão a enxergar o potencial das moedas digitais e querem diversificar seus investimentos», diz o jornalista e competidor de poker Ryan Fee, um dos fundadores do site de notícias Coin Central.
Para Fee, o futuro do poker e de outros segmentos online está na descentralização da moeda. «Penso que o futuro para as criptomoedas será muito bom. Bilhões de dólares serão depositados nesse mercado, e isso vai fazer com que o mercado ganhe mais força», completa o jornalista.
Alguns especialistas no poker com as criptomoedas já estão a surgir para ajudar a divulgar essa novidade. Um deles é Doug Polk, competidor de sucesso que já ganhou mais de US$ 9 milhões na carreira. Ele tem um canal no YouTube sobre as novas tendências das criptomoedas e faz vídeos em que explica como isso pode ser aplicado no poker.
Ainda é um segmento recente, mas o poker com as criptomoedas tem muito potencial. Com a aprovação dos competidores e o rápido crescimento de popularidade, as palavras optimistas de Tony G sobre a revolução desse desporto podem realmente tornar-se realidade no futuro próximo.