No âmbito do Dia Mundial da Terra, 22 de Abril, a IBM deu a conhecer cinco projectos à escala mundial que utilizam soluções de Inteligência Artificial com o objectivo de «promover a sustentabilidade e transformar o nosso planeta num local melhor para vivermos e trabalharmos».
Para melhorar a qualidade da água, investigadores da IBM em San Jose, Califórnia, estão a desenvolver pequenos microscópios 3D autónomos, com capacidades de Inteligência Artificial (IA) incorporadas, ligados através da rede cloud, para monitorizar o plâncton – que funciona como sensor biológico e natural da saúde aquática – em tempo real.
Em terra, uma equipa de investigadores na Índia está a trabalhar em soluções baseadas na Internet of Things (IoT) para ajudar os pequenos agricultores a tirar partido da Inteligência Artificial para melhor prever o estado das plantas e gerir da melhor forma o rendimento das colheitas.
No ar, cientistas na África do Sul estão a utilizar dados de sensores de IoT, machine learning e modelos cognitivos para melhor compreender a poluição e ajudar a desenvolver estratégias que permitam uma intervenção mais eficaz.
Uma outra equipa na África do Sul desenvolveu uma aplicação gratuita que calcula o uso de energia por cada indivíduo, por forma a incentivar a adopção de energia solar em África.
Investigadores na China estão a trabalhar em estações de monitorização de tráfego, condições climatéricas e do meio ambiente para prever e optimizar o consumo de energia.
Via IBM.