Entre Far Cry 2 e Far Cry 5 estão dez anos de diferença. O primeiro passa-se em África onde temos de lutar contra mercenários e o último passa-se no Montana, onde temos de libertar Hope County de uma seita fanática.
O último usa tecnologias como texturas 4K, cores HDR e modelos tridimensionais ultra detalhados que lhe dão um aspecto simplesmente espectacular, já o primeiro era HD, corria numa PS3 ou XBox 360 com uma fracção das capacidades gráficas e de processamento das consolas actuais o que lhe confere hoje em dia um aspecto algo ultrapassado.
No entanto, o cuidado com os pormenores em Far Cry 2 é muito maior que na versão mais recente. Senão vejamos, no 2 pode-se eliminar inimigos através de paredes finas, quando se dispara um rocket para o ar, ele volta para o chão, as árvores ardem e ficam despidas. Já no 5 as paredes são todas à prova de bala e os rockets, quando disparados para o ar, continuam a ir até desaparecer e as árvores também ardem, mas as folhas ficam lá todas, só que em preto.
Os inimigos no 2 também têm um grau de inteligência que não existe no 2.
Veja o vídeo abaixo feito por Crowbcat (que já tinha feito um vídeo semelhante com duas versões de GTA), para perceber o que quero dizer.