Este modelo traz as novidades tecnológicas mais importantes do XZ Premium num formato de tamanho intermédio e com um preço mais acessível.
Assim sendo, o novo Xperia XZ1 não difere muito em termos visuais do anterior XZ, embora passe a usar uma construção praticamente toda em alumínio com os cantos ligeiramente arredondados. O que se mantém são as enormes molduras horizontais em torno do excelente ecrã de 5,2 polegadas. Este tem o mesmo tamanho e resolução que o anterior, mas destaca-se por permitir a reprodução de conteúdos HDR através de fontes específicas, como Netflix ou Amazon, à semelhança do que acontece com o XZ Premium, embora esteja limitado a uma resolução FullHD.
Infelizmente, não existe o contraste impressionante que a tecnologia AMOLED permite, mas as cores estão fielmente reproduzidas, sendo um prazer observar conteúdos HDR neste ecrã. Para lidar com tudo isto, o XZ1 conta com a presença do processador topo de gama Qualcomm Snapdragon 835 que, além de permitir receber downloads até 1Gbps, graças ao módulo X16 LTE embutido no processador, foi capaz de atingir os melhores resultados de sempre nos nossos testes, excepto no AnTuTu, fruto da falta de optimização da aplicação para o sistema operativo aqui usado, o novo Android 8.0 Oreo.
A inclusão deste sistema operativo permitiu aproveitar melhor as capacidades do hardware, não só em termos de desempenho, como de autonomia, pois embora a Sony tenha optado por usar uma bateria menor que o habitual, apenas 2700 mAh (o Xperia XZ usava 2900 mAh), este conseguiu quase o mesmo valor de autonomia, com quase onze horas registadas.
Falta referir a presença daquela que é o sensor de imagem mais avançado da Sony, o Motion Eye, que embora tenha reduzido ligeiramente a resolução (para 19 MP), permite captar imagens com mais detalhe, embora em situações de fraca luminosidade ficará limitado pela abertura da objectiva de f/2.0. Em termos de vídeo, finalmente a Sony disponibilizou a capacidade de gravação 4K nas definições da aplicação da câmara, em vez de ser uma app separada, suportando a grande inovação deste sensor, o de conseguir captar vídeo a 960 imagens por segundo a resolução HD (720p).
Ponto Final
Impressionantemente rápido, este Xperia XZ1 destaca-se pelo referido desempenho, pela surpreendente autonomia, para uma bateria tão pequena, pela qualidade de imagem do ecrã e capacidades do sensor de imagem. Porém, falha em termos de design, por não nos conseguir surpreender como os seus rivais mais directos.
Antutu | 3D Mark Ice Storm Unlimited | PCMark 8 Work | PCMark 8 Autonomia |
169 410 | 41 367 | 8395 | 652 minutos |
+ Desempenho
+ Autonomia
– Design
Experiência de Utilização: 5,9
Medições: 1,9
Preço: 0,7
Pontuação: 8,5
Distribuidor: Sony Mobile
Site: sonymobile.com/pt
Preço: €729,90
Características técnicas
Processador: Qualcomm Snapdragon 835 (4x 2,35 GHz + 4x 1,9 GHz)
Memória: 4 GB
Armazenamento: 64 GB (Expansível por MicroSD)
Câmaras: 19 MP + 13 MP
Ecrã: 5,2” IPS (1920 x 1080, 424 ppi)
Bateria: 2700 mAh
Dimensões: 148 x 73,4 x 7,4 mm
Peso: 155 g