A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia adaptativa de controlo de rede que permite que os veículos partilhem informações em tempo real sobre o seu contexto envolvente, mesmo em ambientes de comunicação instáveis em que existam inúmeros veículos e terminais de comunicação.
Em termos de veículos autónomos, as directrizes estabelecidas pelo Projecto de Parceria de 3ª Geração (3GPP) exigem que pelo menos 95% das comunicações cheguem ao seu destino no espaço de 100 milissegundos.
Numa rede móvel, contudo, à medida que aumenta o número de terminais de comunicação que estão conectados a uma estação base de rádio, o atraso de comunicação para cada terminal também aumenta.
Além disso, os atrasos de comunicação podem diferir de terminal para terminal e podem flutuar a cada segundo. Como resultado disso, tem sido «quase impossível reduzir consistentemente os atrasos das comunicações para menos de 100 milissegundos, quando se está em áreas movimentas tais como cruzamentos de vias principais».
Em resposta a esta situação, a NEC desenvolveu uma tecnologia adaptativa de controlo de redes, a qual prioriza certos terminais de comunicação com base no seu fluxo de comunicações, e atribui-lhes imediatamente largura de banda e tempo de comunicação (recursos de rádio), em lugar de os atribuir a terminais com menor urgência.
Esta tecnologia foi testada num ambiente simulado de tráfego em que 100 automóveis e 100 pedestres utilizavam uma variedade de terminais de comunicação, como por exemplo smartphones, ligados a uma estação base de rádio LTE.
Este teste verificou que o atraso de comunicação de um veículo poderia ser reduzido para 100 milissegundos ou menos, e que a taxa de comunicação bem-sucedida poderia atingir 95%.
Este resultado representa «uma melhoria de mais de cinco vezes em relação ao método convencional da Equidade Proporcional (Proportional Fairness) de comunicações».
Via NEC Corporation.