A Lenovo anunciou que o supercomputador de pesquisa mais poderoso do Canadá. o Niagara, conta agora com 1500 nós ThinkSystem SD530.
Este supercomputador está agora preparado para ser utilizado pelos investigadores de todo o mundo e permite a computação em larga escala de diversos dados relacionados com Inteligência Artificial (IA), mudanças climáticas, astrofísica, entre outros.
Com a adição do Lenovo ThinkSystem SD530, o Niagara fornecerá mais de três petaflops de poder de processamento para realizar em simultâneo cálculos e simulações de uma grande quantidade de dados.
«O nosso objectivo é ajudar as principais equipas e instituições de investigação do mundo a alavancar a computação de alto desempenho para resolver os maiores desafios da humanidade», disse Scott Tease, director executivo de HPC e de IA no Lenovo Data Center Group.
«A nossa estreita parceria com a Universidade de Toronto, com o Compute Ontario e com o Compute Canada para desenvolver o Niagara como a plataforma de computação de pesquisa mais poderosa do Canadá é um óptimo exemplo de inovação colaborativa que podemos alcançar no cumprimento desse objectivo», acrescentou.
Via Lenovo.