O ISQ ganhou um contrato europeu, no valor de 3 milhões de euros, para fazer a coordenação do programa de formação especializada em fusão nuclear.
O ISQ vai ser responsável por gerir e realizar a formação e qualificação dos peritos, técnicos e gestores de projecto que trabalham a nível europeu e mundial na área da Fusão Nuclear no Programa Fusion for Energy (ITER).
O ISQ tem vindo a «investir na área do nuclear, assumindo desde o inicio uma colaboração directa com o Programa ITER nos últimos 10 anos, nos domínios da inspecção, ensaios, desenvolvimento de tecnologia de controlo não destrutivo, e engenharia de tecnologias de ligação e formação.
«O ITER é o maior projecto do mundo de investigação na energia de fusão nuclear, gerido por um consórcio internacional composto pelos EUA, Japão, Rússia, Coreia do Sul, China, Índia e União Europeia», referiu o Presidente do ISQ, Pedro Matias. Trata-se «de um projecto cientifico de grande escala que tem como objectivo demonstrar a viabilidade da tecnologia de fusão como fonte de energia futura, de enorme potência, mas com muito maior segurança para a população e regiões».
O Presidente do ISQ, Pedro Matias, referiu ainda «Tenho a certeza a que selecção do ISQ para um dos maiores projectos de inovação a nível Mundial (ITER) vem reconhecer a sua capacidade de gestor na área da gestão da formação internacional onde detém qualificações e experiência específicas, confirmando-o como um player europeu neste domínio, inter-pares a nível mundial».
Via ISQ.