A Xerox, a empresa americana fundada em 1906, responsável por várias invenções que definem a forma como usamos as tecnologias hoje em dia, como o rato, a tecnologia de impressão a laser ou a rede local acaba de ser comprada pela japonesa Fujifilm por 6,1 mil milhões de dólares.
As duas empresas já colaboram há décadas sob a designação Fuji Xerox na Ásia. A nova empresa que resulta desta aquisição vai manter o nome e vale cerca de 18 mil milhões de dólares.
Segundo declarações de Jeff Jacobson, o CEO da Xerox , publicadas no site da empresa:
A combinação das duas empresas vai oferecer oportunidades de crescimento e produtividade significativas e valor aos accionistas da Xerox. A nova Fuji Xerox vai ficar mais bem posicionada para competir no ambiente actual, com uma escala global, uma maior presença nos mercados de maior crescimento e capacidade de inovação para responder às necessidades dos nossos clientes.
Como parte do negócio 2,5 mil milhões de dólares serão distribuídos pelos accionistas da Xerox e será feita uma reestruturação das operações na Ásia com a dispensa de 10.000 trabalhadores.