O sétimo relatório anual Cisco Global Cloud Index (2016-2021) prevê que o tráfego global de data center cloud irá atingir os 19,5 zettabytes (ZB) por ano até 2021, comparado com os 6ZB por ano registados em 2016. Globalmente, até 2021, o tráfego de data center cloud vai representar 95% do tráfego total de data center, em relação aos 88% em 2016.
O relatório está focado na virtualização do data center e no cloud computing, elementos que «se têm tornado fundamentais na transformação da forma como se fornecem serviços de rede para empresas e consumidores».
De acordo com o relatório, ambas as aplicações para empresas e consumidores estão a contribuir para o crescimento dos serviços cloud em relação à Internet.
Para os consumidores, o streaming de vídeo, as redes sociais, e a pesquisa na Internet estão entre as aplicações cloud mais populares. Para os utilizadores empresariais, ERP, colaboração, analítica e outras aplicações empresariais, lideram este crescimento.
As melhorias na gestão de data center e o controlo de dados «ajudaram a minimizar os riscos corporativos e a proteger informações dos clientes». As inovações na área da segurança associadas a benefícios tangíveis de Cloud Computing, incluindo escalabilidade e economias de escala, assumem «um papel central na promoção do crescimento da Cloud projectada no estudo».
Adicionalmente, o crescimento das aplicações da Internet of Things (IoT), tais como smart cars, smart cities, saúde conectada e utilidades digitais, requerem uma tecnologia computing escalável e soluções de armazenamento para alojar as novas necessidades. Até 2021, a Cisco espera que as conexões IoT atinjam os 13,7 mil milhões, comparativamente com os 5,8 mil milhões em 2016.
Em 2021, 75% (402 milhões) do volume global de trabalho e instâncias de computação na Cloud será processado mediante um Software-as-a-Service, evoluindo dos 71% (141 milhões) registados em 2016, e 16% (85 milhões) do volume global de trabalho na Cloud será Infrastructure as a Service (IasS).
Em 2021, 9% (46 milhões) do volume global de trabalho na Cloud será Platform as a Service (PasS), comparativamente com os 8% registados em 2016 (taxa de crescimento de 23%).
Via Cisco.