A NOS inaugurou hoje o data center Imopolis II em Carnaxide, uma infraestrutura que «permite reforçar significativamente o suporte aos seus negócios e a oferta empresarial da operadora nas áreas de Cloud e serviços associados».
O novo data center ocupa uma área de cerca de 1000 m² e conta com uma área útil de 630 m2 de salas técnicas onde serão alojados os sistemas de computação e armazenamento de dados.
Este data center é suportado numa infraestrutura de energia redundante, complementada por N+1 geradores de emergência e 2 grupos de UPS, que permitirá um consumo até 2 MW de potência.
A climatização é assegurada por infraestrutura central com freecooling integrado, com redes redundantes hidráulica e de expansão directa, suportando a insuflação modular por InRow’s.
Neste centro foram adoptadas «soluções de orquestração e automação baseadas em SDN (Software Defined Network), gestão de serviços Cloud e virtualização, pela primeira vez integradas em data center produtivo, após testes exaustivos de funcionalidade e fiabilidade».
A interligação dos novos centros NOS está «assegurada por anéis de alto débito (100 Gbps) e baixa latência e a infraestrutura de cablagem e switching foi preparada para operar nativamente a débitos de 32Gb FC ou 40 GE escalável a 100 GE, de forma a corresponder aos desafios crescentes das tecnologias de storage SSD/All flash e High Performance Computing».
A NOS tem previsto para 2018 um reforço da oferta de 50% na capacidade de armazenamento de dados e serviços associados.
Via NOS.