A 5ª edição do Bosch ConnectedWorld, um evento de referência dedicado à indústria da Internet das Coisas (IoT) que está a decorrer em Berlim, conta com a presença de 70 expositores.
O CEO da Bosch, Volkmar Denner, junta-se a alguns dos «mais influentes líderes de IoT do mundo para partilhar estratégias, boas práticas e casos de estudo associados a produtos, serviços e soluções conectados pela IoT».
O painel é composto por mais de 140 oradores de empresas como Daimler, DHL, Microsoft, Volkswagen, IDC, Salesforce e Toyota. Complementarmente, 700 programadores, colaboradores associados a startups tecnológicas e designers participarão numa hackathon onde terão oportunidade para desenvolver ideias para serviços de mobilidade conectados, condução autónoma, produção e logística conectadas, assim como soluções conectadas para o dia-a-dia.
Um dos mercados com «maior crescimento no campo da mobilidade conectada é a partilha de transporte», que contempla serviços online e apps de carpool, mas também serviços de transporte e táxi. Este é o domínio onde entra a SPLT, recentemente adquirida pela Bosch.
A startup americana desenvolveu uma plataforma que empresas, universidades ou autoridades locais podem utilizar para programar transporte partilhado para os seus colaboradores. Esta abordagem B2B é dirigida a pessoas com a necessidade de viajar regularmente para o mesmo local de trabalho ou local onde estudam.
A subsidiária da Bosch, COUP, tem fornecido as e-scooters que circulam em Berlim desde 2016. Depois da introdução deste serviço no último ano nas ruas de Paris, as e-scooters chegarão a Madrid ainda este ano e serão no total 3500.
O system’e, um sistema de componentes de transmissão electrificados, e também um novo serviço para automóveis eléctricos, foram também apresentados por Volkmar Denner, que reafirma que «os serviços digitais darão um enorme impulso à condução eléctrica».
Neste sentido, a Bosch tem vindo a ligar a condução eléctrica ao Automotive Cloud Suite, desenvolvendo serviços baseados numa lógica de rede que assentam nesta interacção. No futuro, «automóveis eléctricos inteligentes saberão exactamente quando é que a sua energia se esgotará, mas também onde é que podem encontrar o carregador mais próximo».
Via Bosch.