A Microsoft suspendeu a distribuição do patch de segurança em computadores que utilizam processadores da AMD. Esta actualização tem como objectivo resolver ou minimizar as ameaças aos dados utilizadores causadas pelas vulnerabilidades Meltdown e Spectre, descobertas recentemente. Tudo porque vários utilizadores estão a reportar que após a instalação do patch as suas máquinas deixaram de arrancar.
De acordo com uma comunicação publicada pela Microsoft no seu website, o problema deve-se ao facto da documentação distribuída pela AMD estar incompleta ou errada no que respeita a alguns aspectos do funcionamento dos chips.
Segundo a Microsoft:
A Microsoft tem queixas de clientes com alguns dispositivos AMD cujos computadores deixaram de arrancar após a instalação de uma actualização de segurança recente do sistema operativo Windows. Depois de investigar, a Microsoft determinou que alguns chipsets AMD não estão conformes com a documentação fornecida anteriormente à Microsoft para desenvolver as atenuações de sistema operativo Windows para proteger contra as vulnerabilidades de chipset conhecidas como Spectre e Meltdown.
A Microsoft está a trabalhar em conjunto com a AMD para resolver este problema e espera publicar um novo patch em breve. A única solução para os que ficaram com o computador sem arrancar por dar uma vista de olhos às resoluções apresentadas na comunicação publicada pela Microsoft.