A IBM e a A.P. Moller Maersk anunciaram a intenção de estabelecer uma joint venture que disponibilizará soluções e métodos mais seguros para o comércio mundial, tirando partido da tecnologia Blockchain.
O objectivo desta nova empresa passa por desenvolver uma plataforma de digitalização do comércio mundial, construída em conjunto a partir de padrões abertos e desenhada para todo o ecossistema do transporte marítimo, proporcionando «mais transparência e simplicidade aos processos de expedição e acompanhamento de mercadorias entre diferentes fronteiras e zonas comerciais».
O Blockchain estabelece um registo partilhado e imutável de todas as transacções que ocorrem dentro de uma rede e, em seguida, permite que as várias partes tenham «acesso a dados confiáveis em tempo real».
Ao aplicar esta tecnologia na digitalização dos processos globais de comércio, é possível introduzir uma nova forma de controlo e permissão no fluxo de informações, permitindo que os múltiplos parceiros comerciais colaborarem e estabeleçam «uma visão única e partilhada sobre uma transacção, sem comprometer detalhes, privacidade ou confidencialidade».
A Maersk e a IBM também vão utilizar outras tecnologias de código aberto, com base na Cloud, designadamente soluções de Inteligência Artificial (IA), Internet de Coisas (IoT) e analítica avançada, disponibilizadas através da Divisão IBM Services, para ajudar as empresas a gerir, movimentar e acompanhar bens e produtos de forma digital através das fronteiras internacionais. Indústrias, companhias de transporte marítimo, transitários, operadores portuários e de terminais, autoridades aduaneiras e, em última instância, também os consumidores.
Via IBM e Maersk.