O Facebook oferece duas hipóteses para deixar de usar o serviço que são: Desactivar o perfil ou apagá-lo.
A primeira opção é a mais fácil. Na página do Facebook aceda ao menu clicando no triangulo virado para baixo na barra azul e escolha a opção ‘Definições’. No separador ‘Geral’, clique em ‘Editar’ junto a ‘Gerir conta’. De seguida clique em ‘Desativar conta’.
Se estiver a utilizar um dispositivo móvel com a aplicação do Facebook, toque no ícone do menu, com as três linhas, depois toquem ‘Definições’, ‘Geral’ e, por fim em ‘Gerir conta”. Depois é só tocar em ‘Desativar’.
Quer num caso, como no outro, a partir daqui, o Facebook irá fazer tudo para o convencer a manter-se ligado.
De notar que desactivar a conta de Facebook não é a mesma coisa que sair da rede social. A sua timeline desaparece, vai deixar de ter acesso à conta quer através do site, quer através das aplicações móveis. Os seus contactos não vão poder entrar em contacto consigo e perderá o acesso a todos os serviços em que usou o seu login de Facebook para se autenticar. Mas o Facebook não apaga a conta para que a possa reactivar quando quiser.
Se estiver mesmo decidido em deixar o Facebook, pode fazer o download de todos os dados que partilhou na rede, incluindo textos, fotos, vídeos, conversas no separador ‘Geral’ das definições.
Apagar a sua conta
Para apagar realmente a sua conta de Facebook aceda à página ‘Eliminar a minha conta’. Terá de ter em atenção que, mesmo depois de eliminar a conta, poderão continuar a existir cópias acessíveis dessa informação por ter sido partilhada com outros utilizadores.
Por outro lado, algumas fotos ou publicações podem continuar acessíveis por mais de 90 dias de depois de apagar a conta.
Apagar contas de terceiros
Uma das coisas que muita gente não sabe, ou não se importa, é que existe uma idade mínima para se poder ter uma conta no Facebook, que é de 13 anos.
Existe um mecanismo para outros utilizadores denunciarem essas contas que serão apagadas depois do Facebook ter verificado se pertencem efectivamente a menores de 13 anos.
Existe um formulário separado para pedir a remoção de contas de pessoas que tenham ficado incapacitadas para utilizar o Facebook. Para que processo de apagamento avance, o utilizador terá de fazer prova de que é o guardião legal dessa pessoa, ou que tem uma procuração para o fazer, e terá de possuir um relatório médico que prove o estado de saúde do detentor da conta.
Se um utilizador falecer, um ‘contacto legado’, um amigo de Facebook ou familiar que tenha sido apontado pelo utilizador antes da sua morte, pode aceder à timeline desse utilizador depois de aprovado pelo Facebook. O ‘contacto legado’ pode ter de fornecer ao Facebook uma certidão de óbito para poder aceder à página. Depois de tudo aprovado o Facebook criará uma página de homenagem que pode ser controlada, em parte, pelo ‘contacto legado’ que não pode, por exemplo, publicar nada de novo em nome da pessoa que morreu. Em opção, o ‘contacto legado’ pode pedir ao Facebook que apague a página.
Para escolher um ‘contacto legado’ aceda às definições da sua conta, no separador ‘Geral’, clique em ‘Editar’ junto a ‘Gerir conta’ e escolha o seu amigo que ficará como legado em ‘O teu contacto legado’. Pode ainda decidir que se o seu contacto não não reportar a sua morte, a sua conta é apagada automaticamente.