Conhecida como Cellular-V2X, esta tecnologia torna possível que os automóveis comuniquem entre si e com o que os rodeia através de telefonia móvel. Desde de Fevereiro de 2017, a Bosch, a Vodafone e a Huawei têm vindo a testar esta nova tecnologia.
A autoestrada A9, na Baviera, é a localização escolhida para testes no terreno com os primeiros módulos 5G. Pela primeira vez, as empresas estão a demonstrar que os sistemas de condução assistida, como é o caso do ACC Cruise Control adaptativo, beneficiam directamente da troca de informação entre os veículos.
Até agora, a Cellular-V2X tem sido usada como sistema de alerta em tempo real quando se muda de faixa nas autoestradas ou em caso de travagem brusca. Por sua vez, o ACC Cruise Control adaptativo não avisa apenas o condutor como também acelera e trava automaticamente. Desta forma, este novo sistema de telefonia móvel abre caminho para a condução autónoma.
O objectivo de conectar o tráfego envolverá “ensinar” os veículos a comunicar entre si e a trocar informação sobre partes do cruzamento que não são visíveis ao condutor, para lá de uma lomba, sobre o carro ao lado ou sobre o que está à frente, enquanto viajamos na autoestrada.
Através da telefonia móvel, os carros conectados podem transmitir informação directamente, como a sua posição e velocidade, a todos os veículos num raio de mais de 300 metros.
Além disso, podem fazê-lo sem que haja um sistema intermédio, via pontos base, e virtualmente sem atrasos. Isto faz com que um veículo reconheça o comportamento de outros ao seu redor.
Se houver, por exemplo, uma mudança de faixa repentina do veículo ao lado, o ACC percebe o que está a acontecer e a velocidade é ajustada, fazendo essa mudança de forma segura.
Via Bosch, Vodafone, Huawei.