O processo de abertura de conta num banco nacional sempre foi conotado como sendo complexo e trabalhoso. Para simplificar todo esse processo, o Banco BiG passou a permitir a abertura de conta a partir da página web do próprio banco, embora este processo implicasse ainda a entrega de documentação para a autenticação, que poderia ser em mão em qualquer balcão do Banco BiG, ou enviado pelos correios, graças a uma parceria que esta entidade bancária tem com os CTT.
Através da nova aplicação móvel BiGMobile, lançada a 22 de Dezembro de 2017, o processo de abertura de conta mudou radicalmente, sendo actualmente mais rápido e cómodo. Para tal basta efectuar o download da aplicação, disponível para Android e iOS, e iniciar o processo no ecrã inicial. A primeira fase começa com a autenticação do dispositivo, sendo feito de seguida o carregamento automático dos dados pessoais, utilizando o sensor de imagem do dispositivo móvel.
Esta solução utiliza uma tecnologia OCR (Optical Character Recognition) , que captura todos os dados da frente e verso do Cartão do Cidadão, seguido da captura dos comprovativos de morada (como Carta de Condução ou Factura da electricidade) e comprovativos de profissão (como Recibo de Vencimento). A própria aplicação, ao usar o sensor de imagem, consegue reconhecer todos os dados dos mesmos, preenchendo os campos necessários para a abertura de conta. Durante a demonstração efectuada, foi apenas necessário introduzir o código postal para que a morada fosse reconhecida.
Terminando a primeira fase, será iniciada a segunda fase, que envolve a realização de uma videochamada para a validação da identidade do novo cliente, podendo esta ser realizada no momento, ou agendada para um momento mais oportuno. Durante esta etapa, o operador do Banco BiG irá pedir certos dados para comprovar a veracidade dos dados, bem como pedir para mostrar o Cartão do Cidadão, de forma a comprovar através da imagem impressa e do holograma existente no cartão, a validade do mesmo. Ainda antes de terminada a chamada, é enviada uma mensagem para a criação de um PIN de Assinatura Digital, sendo criado de seguida um Certificado Digital, que tem o mesmo valor legal que o de uma assinatura manuscrita.
Esta aplicação foi criada em parceria com a Loqr, uma startup nacional apoiada pelo Banco BiG, que permitiu a esta entidade bancária tornar-se no primeiro banco em Portugal a utilizar uma tecnologia OCR para o preenchimento automático de dados do cliente na abertura de conta e na emissão de um certificado digital para validação da documentação. Até ao momento mais de 100 clientes optaram por abrir a sua conta de cliente através desta solução, o que corresponde a 10% do total dos novos clientes do Banco BiG.