A Microsoft começou a distribuir uma actualização para o Windows que serve para anular as actualizações lançadas anteriormente com o objectivo de resolver a vulnerabilidade de segurança Spectre descoberta há algum tempo e que afecta praticamente todos os processadores em uso hoje em dia.
Esta actualização chega uma semana depois de a Intel ter pedido aos seus clientes que parassem de instalar as suas próprias actualizações de segurança para os seus processadores, que, em certos casos, estavam a causar instabilidade nos computadores que provocava reinícios inesperados. Segundo a Microsoft, essa instabilidade pode levar à corrupção e perda de dados.
Até que a Intel acabe de testar novas soluções de segurança para as vulnerabilidades, a actualização agora lançada pela Microsoft vai suspender as actualizações de segurança para a vulnerabilidade Spectre no Windows 7, Windows 8.1 e em todas as versões do Windows 10.
A actualização lançada pela Microsoft no passado sábado, com a referência KB4078130 é descarregada automaticamente através do sistema Windows Update, mas os utilizadores também a podem descarregar manualmente. Existe também a hipótese de se editar o Registo do Windows para evitar a vulnerabilidade.