O Netflix, um dos serviços de streaming de vídeo mais conhecidos em todo o mundo, que está presente Portugal desde 2015, publica um ranking mensal dos ISP de todos os países em que está presente. O sistema de relatórios é bastante completo e permite ver os resultados por ISP, mês e ano.
Se olharmos em absoluto para os números pode ver-se que, no mês passado, o ISP que oferece as melhores condições de acesso, leia-se velocidade média, é a NOS seguida pela Cabovisão, MEO e Vodafone. No mês passado era o MEO que estava em primeiro lugar.
Como curiosidade, a velocidade do ISP que está no topo nos EUA, a Comcast, está cinco décimas acima da velocidade do primeiro classificado em Portugal. Já na Europa, o ISP mais rápido é a Eltrona – Orange do Luxemburgo com uma velocidade 4,46 Mbps.
Note-se que este ranking não reflecte a velocidade de todos os serviços oferecidos pelos vários ISP, mas apenas das velocidades médias dos acessos feitos pelos clientes do serviço de streaming em todas as plataformas possíveis.
A evolução das velocidades de acesso ao serviço durante todo o ano de 2017 é curiosa, visto que as velocidades disponibilizadas pelos diversos ISP baixaram generalizadamente de Junho a Agosto. Em Maio, a velocidade média do MEO era de cerca de 3,70 Mbps, decresceu até Agosto, e não voltou a recuperar para os valores dos cinco meses anteriores.
Se quiser explorar o ranking clique aqui. Se quiser medir a velocidade do seu acesso ao Netflix, mesmo não sendo cliente, clique aqui.