A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de um sistema de antena activa de estação base com elementos massivos, através do qual uma Unidade Central (UC) pode controlar várias Unidades Distribuídas (UD) usando uma configuração de Rede de Acesso de Rádio Centralizada (C-RAN), adequada para as comunicações 5G.
O sistema da NEC suporta a zona inferior da banda SHF (super high frequency). Uma UC controla simultaneamente múltiplas UDs subordinadas, processa os dados enviados e recebidos das UDs e controla a coordenação entre estas.
A UD consiste num componente de antena, que forma sinais direccionais (feixes) para terminais como smartphones e tablets, e um componente de processamento digital de sinal, que forma feixes de ligação descendente adequados, a partir de sinais de ligação ascendentes recebidos em tempo real.
Para comunicações entre a UC e a UD, geralmente conhecidas como Mobile Fronthaul (MFH), usando uma configuração C-RAN, tal como actualmente usada em comunicações 4G (LTE), condições tais como a capacidade de transmissão necessária são prescritas nas normas CPRI.
No entanto, para as comunicações 5G, visto que o número de elementos de antena e o tamanho da largura de banda aumentam em comparação com o 4G, a capacidade de transmissão MFH também aumentará.
Ao mover funções como o controlo de rádio para as UDs, que antes eram suportadas pela UC, a capacidade de transmissão MFH fica reduzida para 10 Gbps, menos de um trigésimo do nível convencional. Graças à capacidade prática de transmissão MFH, a NEC desenvolveu, com sucesso, um sistema massivo de antena activa de estação base com uma configuração C-RAN.
«A NEC está empenhada em apresentar soluções para a sociedade e vai investir activamente na pesquisa, no desenvolvimento e em testes de demonstração para comercializar o 5G», afirmou Katsumi Tanoue, Director Geral da Wireless Access Solutions Division, da NEC Corporation.
Via NEC Corporation.