Considerações finais
Depois de escolhidos e devidamente montados todos os componentes, está na hora de proceder à ligação dos cabos de dados e alimentação, bem como à arrumação dos mesmos.
Com a fonte de alimentação dentro da caixa, ligue o cabo principal de 24 contactos na motherboard e o de 12 V adicional (quatro ou oito contactos), que está habitualmente localizado no topo da motherboard. Não se esqueça de ligar o cabo de alimentação da placa gráfica com os seus seis contactos, caso esta precise, bem como a alimentação SATA, se tiver optado por um disco rígido ou unidade SSD com esta interface.
Já agora, não se esqueça de ligar o cabo de dados SATA à primeira entrada respectiva da motherboard: esta é a que está directamente ligada ao chipset e não à provável controladora adicional que a motherboard possa incluir.
Arrumação
Como forma de garantir um bom fluxo de ar para um arrefecimento eficaz de todos os componentes no seu computador, é fundamental que tenha alguma atenção à arrumação de toda a cablagem. Para tal deverá aproveitar os inúmeros cantos que as caixas de computador mais actuais têm para permitir esconder os cabos. Também pode, simplesmente, agrupá-los, usando as tiras de velcro, braçadeiras ou atilhos que tendem a vir incluídos com os acessórios da caixa.
Uma solução cada vez mais comum é tentar usar o painel traseiro da caixa para reorganizar a cablagem, ficando visível apenas o suficiente para garantir a alimentação dos componentes. Existem ainda sistemas como os cable sleeves, que equivalem a mangas flexíveis para arrumar os cabos no seu interior, sendo algumas delas reagentes a luzes ultra-violeta, para garantir um visual futurístico, o que é o ideal para caixas com painel lateral em acrílico.
Software
Resolvida a questão da arrumação, está na altura de dar início às configurações de software. Para tal, deverá iniciar todo o processo na BIOS UEFI da sua nova motherboard, mantendo pressionado o botão ‘DEL’ (usado nos modelos da Asus, Gigabyte e MSI) quando o computador inicia.
Aqui deverá verificar se as definições do processador estão correctas, confirmar os valores das memórias (recomendamos que use os perfis XMP), verificar as temperaturas do sistema e ver se a ordem das unidades de armazenamento está certa, colocando a unidade externa de instalação do sistema operativo como primária. De seguida reinicie o sistema e prossiga com a instalação do sistema operativo desejado.