As novidades são o Glam e o Monaco, um exclusivo MEO (ou Altice, daqui para a frente). O Glam destaca-se pela construção metálica, uma melhoria face ao anterior Glow, conferindo-lhe um toque mais requintado, especialmente nesta cor cinzenta.
A frente destaca-se pelo uso de vidro curvo 2.5D para proteger o ecrã de 5,5 polegadas, mas que infelizmente, ao contrário do Glow, abandona a tecnologia AMOLED para adoptar um tradicional painel LCD do tipo IPS, responsável pelos bons ângulos de visualização, mas incapaz de garantir a mesma intensidade das cores que o anterior ecrã. Cumpre, mas não deslumbra, tal como acontece com os sensores de imagem, de 13 MP (traseiro) e 8 MP (frontal) que, embora sejam capazes de bons resultados em termos de detalhe, o software demasiado básico parece limitar o que estes sensores têm para oferecer.
De resto, em utilização quotidiana, os 3 GB de memória RAM e o sistema operativo Android 7.0 Nougat garantem um funcionamento livre de problemas, mesmo tendo um processador algo antiquado, mas que se enquadra perfeitamente em equipamentos dentro desta gama de preços, graças à elevada quantidade de funcionalidades suportadas, como a ligação 4G LTE ou Bluetooth 4.0.
A destacar, o facto de a Laiq ter optado, e muito bem, por manter a interface do sistema operativo limpa, tornando toda a experiência mais intuitiva, tal como a Google o desenvolveu, muito embora exista uma aplicação pré-instalada de Gestão de Energia. Esta, embora cumpra o seu propósito de garantir uma gestão mais eficaz da bateria, acaba por prejudicar significativamente o desempenho do equipamento, pelo que recomendamos a sua utilização apenas quando precisa de garantir que a bateria tenha carga ao final do dia. Felizmente, a capacidade da mesma (3000 mAh) acaba por ser uma garantia de uma boa autonomia com uma utilização normal, conforme conseguimos apurar durante os testes.
Ponto Final
O novo Laiq Glam revelou ser um terminal competente e adequado ao preço pedido, embora sintamos alguma desilusão pela troca do ecrã AMOLED do seu antecessor (Laiq Glow) por um mais tradicional do tipo LCD IPS.
Antutu | 3D Mark Ice Storm Unlimited | PCMark 8 Work | PCMark 8 Autonomia |
38 234 | 7280 | 4218 | 539 minutos |
+ Design elegante e sóbrio
+ Autonomia
– Ecrã menos deslumbrante que o do seu antecessor
Experiência de Utilização: 3,8
Medições: 1,3
Preço: 1
Pontuação: 6
Distribuidor: Laiq
Site: laiq.com
Preço: €229
Características técnicas
Processador: MediaTek MT6753 (8 x 1,3 GHz)
Memória: 3 GB
Armazenamento: 32 GB (Expansível por MicroSD)
Câmaras: 13 MP + 8 MP
Ecrã: 5,5” IPS (1280 x 720, 267 ppi)
Bateria: 3000 mAh
Dimensões: 151 x 76 x 7,7 mm
Peso: 163 gr