Estão escolhidos os 20 finalistas da 5.ª edição do BIG Smart Cities, o concurso de empreendedorismo e inovação promovido pelo Vodafone Power Lab e pela Ericsson.
Este ano, os projectos candidatos ao BIG Smart Cities distribuem-se por cinco áreas de oportunidade: Smart Mobility, Smart Living, Smart Tourism, Smart Inclusion e Smart Green. 40% das ideias de negócio registaram-se na categoria de Smart Living, mantendo a tendência registada na edição anterior.
Os primeiros finalistas desta edição foram apurados nos BIG City Challenges em Coimbra, Braga, Évora, Lisboa e Porto e premiados com acesso directo à última fase da competição e 500 euros. São eles:
- PAVNEXT
Equipamento que reduz a velocidade dos carros e cria energia limpa.
- Brincar de Rua
Wearables conectados à Internet que permitem às crianças brincar em segurança na rua.
- Portuguese Table
Plataforma promotora de experiências gastronómicas em casa de anfitriões portugueses.
- Eduttia
Plataforma que liga alunos com dúvidas/dificuldades escolares aos que dominam a matéria.
- Tibu
“Buddy Finder Application” que ajuda viajantes a conhecer pessoas/ter experiências locais.
- Sesta
Rede de Vending machines IoT com refeições saudáveis.
- RNTERS
Plataforma que permite alugar ou lucrar com qualquer produto.
- Tram Grid
Conversão da rede de eléctricos em corrente contínua para carregar carros eléctricos.
- Geosafer
Dispositivo IoT para carros que envia dados em caso de emergência/acidente.
- Tarento Robotics
Robô conectado à Internet pensado para limpeza de campos de cultura de bagas.
Os 20 finalistas deste ano começam agora um programa de pré-aceleração de um mês, recebendo, num espaço de co-work, formação, mentoring e apoio para transformarem os seus projectos em negócios viáveis.
A BIG final acontece em Cascais no dia 11 de Julho, com apresentações públicas dos pitches dos projectos finalistas e revelação dos três projectos vencedores e menção honrosa.
A proposta tecnológica que apresente a ideia mais relevante para as cidades recebe 10 mil euros, seis meses de aceleração no Vodafone Power Lab – onde poderá desenvolver a sua ideia de negócio, recebendo formação, coaching e sessões de mentoria – e terá a oportunidade de visitar um pólo de inovação da Ericsson na Europa.
Os segundo e terceiro lugares recebem um prémio de 2500 euros, e será eleita pelo público uma menção honrosa – estes projectos recebem também seis meses de aceleração no Vodafone Power Lab.
Via Vodafone Power Lab, Ericsson.