O Windows 10 veio revolucionar a forma como o menu ‘Iniciar’ é apresentado aos utilizadores. Muitos não gostaram da mudança e, quem ficou descontente, passou a usar alguns tweaks e até mesmo software para contornar a situação. É precisamente uma solução deste género que propomos neste guia.
Passo 1
O programa que vamos usar para nos ajudar a tornar o menu ‘Iniciar’ do Windows mais simples de usar é o Menu Iniciar Х, cujo download pode ser feito aqui. Clique no botão vermelho que está à direita para começar a descarregar o ficheiro de instalação. Quando terminar, dê um duplo clique e siga as instruções que vão aparecendo. Na segunda janela, seleccione a opção ‘Free version’, e nas próximas carregue no botão ‘Seguinte’ e em ‘Instalar’ para concluir o processo. Agora, quando carregar na tecla ‘Windows’ do seu computador vai ver que o menu ‘Iniciar’ já vai aparecer diferente.
Passo 2
O novo menu ‘Iniciar’ está dividido em duas secções. Mova o cursor do rato para uma das pastas ou localizações do lado esquerdo para ver seu conteúdo, que irá aparecer à direita; basicamente, sempre que colocar a seta do rato sobre um programa ou pasta que tenha mais directórios incluídos, estes vão aparecer num menu que surge à direita. É o que acontece, por exemplo, se apontarmos o cursor para o OneDrive.
Passo 3
Para retirar o menu ‘Iniciar’ do canto inferior esquerdo do Ambiente de trabalho, mova o cursor para um canto da janela, dê um clique e arraste-o para onde quiser; pode também usar o mesmo método para aumentar ou diminuir a interface do Menu Iniciar Х. Se quiser procurar um ficheiro no sistema, use a barra de pesquisa que está na base da interface, à esquerda. Os resultados vão aparecendo à medida que escreve. Imediatamente acima deste campo de busca aparecem três opções que complementam a acção: procurar o termo na Internet (Search the Internet), ver todos os resultados (See all results) ou executar o comando escrito (Run the typed command).
Passo 4
No topo da nova janela do menu ‘Iniciar’, mesmo por baixo da nossa foto e nome, está uma barra com as opções de adicionar e remover pastas à coluna da esquerda. Se clicar no ícone que tem o desenho de uma pasta e o sinal ‘+’, surge um pequeno menu com quatro opções: uma delas permite adicionar uma linha, que vai servir para separar conjuntos de pastas, por exemplo. Outra das possibilidades é seleccionar ‘Choose your item…’ para adicionar uma pasta ou atalho para um programa à coluna da esquerda. Quando quiser retirar um elemento desta mesma coluna, clique no ícone da pasta com um sinal ‘-’ e, depois, clique na pasta ou drive que quer fazer desaparecer.
Passo 5
Se reparar melhor na base da janela vai ver um ícone de um cadeado e outro redondo com um traço na vertical dentro. Esta é uma opção que dá acesso a vários modos de encerrar o PC: ‘Hibernar’, ‘Bloquear’, ‘Desligar’ e ‘Reiniciar’ são algumas delas, todas com um cronómetro (ícone da ampulheta) para permitir executar a acção, dentro de um tempo específico. Para definir um temporizador para desligar o PC (Shut Down), clique no ícone da ampulheta correspondente para que apareça a janela onde vai definir o timer. Aqui, pode escolher de forma manual o tempo ou escolher um pré-definido, bem como uma data específica. Quando estiver satisfeito com a sua selecção, carregue em ‘Run’, para dar início à contagem decrescente.
Passo 6
Continuando pela base da janela do Menu Iniciar X, vamo-nos centrar agora no menu das opções, identificado pelo ícone da engrenagem, à direita. Clique aqui e depois seleccione ‘Opções’ do pequeno menu a branco que aparece no ecrã. Na janela que aparece, certifique-se de que a opção ‘Launch the program with Windows’ está seleccionada, para que o Menu Iniciar X arranque, quando entra no sistema operativo. Pode também escolher o que faz a tecla ‘Windows’ do PC (que, por defeito, passa a abrir este programa) e a combinação de teclas ‘Shift + Windows’ (que passa a abrir o menu ‘Iniciar’ tradicional).
Passo 7
Mantenha-se neste menu e clique agora na opção ‘Personalization’, onde estão vários tweaks para personalizar o Menu Iniciar X. Pode mudar, por exemplo, a ‘Skin’ do programa, para alterar o desenho e as cores: tudo o que mudar pode ser pré-visualizado numa janela deste menu. Se o tamanho da letra lhe parecer muito pequeno, aumente o valor que está em ‘Scale’; o tamanho pré-definido da janela do Menu Iniciar X também pode ser mudado: altere o valor em ‘Fixed width’.
Passo 8
Agora ligue a opção ‘Ativar Grupos Virtuais’. Como pode ver na janela de preview, em cima, aparece um menu novo com grupos de ficheiros: ‘Sistema’, ‘Gráfico’, ‘Office’ e ‘Jogos’, por exemplo. Isto serve para agrupar de forma automática ficheiros que tenham que ver com a designação do grupo. Se clicar em ‘Gerenciar Grupos…’ pode alterar o nome do mesmo e escolher que programas/ficheiros serão incluídos em cada um deles.
Passo 9
Se escolher a opção ‘Start button’ vai poder mudar o ícone do menu ‘Iniciar’ e escolher entre 17 designs. Em ‘Controls’ pode adicionar mais ícones ao menu, como por exemplo os de Encerrar (Shut Down) ou Reiniciar (Restart). Finalmente, em Shortcuts, vai conseguir criar atalhos de teclas para lançar quinze das acções mais comuns num PC com Windows, entre as quais as várias opções de terminar uma sessão.
Passo 10
Na opção ‘Style’ terá três formatos diferentes do menu ‘Iniciar’ à escolha – uma delas, a Start Menu 10, vai mostrar alguns ícones em forma de azulejo, semelhante ao que acontece no tradicional menu ‘Iniciar’ do Windows 10.
Em ‘Advanced options’ pode, por exemplo, determinar que os programas usados recentemente sejam destacados dos demais ou esconder as designações dos ícones, sempre que passe com o rato por cima de alguma das entradas do menu (Hide caption for Power Control and Options buttons). Finalmente, não se esqueça de activar a opção ‘Automatically check updates’ para que o Menu Iniciar X seja sempre actualizado, assim que estiver disponível uma nova versão.