Nos últimos meses tivemos a oportunidade de testar os melhores televisores que existem no mercado nacional. Porém, todos nós sabemos que não são esses modelos aqueles que registam maior procura, mas sim os que reúnem a melhore relação qualidade/preço.
Foi a pensar nisso, e aproveitando o facto de a LG ter dominado o primeiro semestre no segmento de televisão em Portugal, que decidimos testar uma TV 4K desta marca com um preço acessível.
Conseguimos “deitar a mão” a uma 49UF690V, um televisor de 49 polegadas que, apesar de custar menos de 800 euros (se procurar com atenção nas lojas encontrará o mesmo ainda mais barato), vem recheado com as todas as principais funcionalidades do momento.
Logo para começar, está o “corpo” atraente, com uma moldura de acabamento metálico e dois elegantes pés colocados nas extremidades.
Quando o ligamos deparamo-nos com uma boa televisão. O painel do tipo IPS garante uma imagem de elevada qualidade, com cores vivas e realistas. Segundo a LG, este televisor está preparado para receber conteúdos em 4K (através das ligações e de aplicações pré-instaladas como o Netflix e YouTube), bem como fazer o upscaling das mesmas, embora na prática esta solução não tenha revelado ser assim tão eficaz.
Embora a plataforma usada seja a anterior geração do sistema WebOS, este revelou ser suficientemente rápido para que, através de uma interface simples e intuitiva, consigamos aceder às aplicações mais usadas num televisor de última geração, bem como a interligação com dispositivos de forma fácil e intuitiva, através de normas como Miracast, WiDi. Aqui também podemos usar as ligações USB 2.0 e 3.0 disponíveis.
Por se tratar de um equipamento acessível, este televisor tem as suas limitações, como apenas duas portas HDMI e o facto de o ecrã não suportar HDR, como os modelos de topo.