Ao contrário dos rivais, a Canon mantém-se fiel ao formato das reflex, sendo a nova EOS 80D a última aposta do gigante da imagem nipónico no segmento das máquinas para fotógrafos avançados.
Recorrendo a um corpo similar ao da anterior EOS 70D, esta máquina estreia um novo sensor de imagem, um novo sensor de medição e um novo sistema de focagem automática, que recorre à tecnologia Dual Pixel, permitindo assim a captação de imagens contínuas com focagem automática usando o Live View, uma novidade nos equipamentos Reflex da Canon e que funciona de forma exemplar.
O sistema de focagem automática com 45 pontos é significativamente mais rápido e eficaz, mas embora não esteja ao nível da 7D Mark II (de onde deriva) nem da Sony Alpha 77 II (a sua principal rival), oferece um excelente desempenho quando usada em modo de vídeo.
Este, embora limitado a uma resolução FullHD a 60 fotogramas por segundo, oferece uma boa qualidade e algumas funcionalidades particularmente interessantes, como a colocação de uma entrada para microfone externo e saída para auscultadores, facilitando assim a monitorização dos níveis áudio.
No que toca ao sensor, a Canon utilizou um modelo de formato APS-C com 24,2 MP, que conta com um alcance dinâmico fora do vulgar para um sensor APS-C Canon, aproximando a qualidade de imagem (em termos de cor) a rivais como as Sony Alpha 6300 ou 77 II, ambas testadas nesta edição. Destaque positivo para a objectiva EF-S 18-135mm IS USM que acompanha a máquina, pela versatilidade e boa qualidade de imagem.