As UPS (Uninterruptible Power Supply – em português, fontes de alimentação ininterrupta), não passam muitas vezes pelas nossas páginas. A principal razão para isso é que existem poucos modelos de pequeno porte, e os que há têm um tempo de vida tão grande que podem passar-se anos sem que sejam renovados significativamente.
A Eaton renovou recentemente a série Ellipse e fez-nos chegar o modelo de gama média, a 1200, que oferece uma potencia máxima de 750 W. Este tem quatro tomadas na parte de cima com protecção anti-picos de corrente e mais quatro na parte de trás com ligação a duas baterias de chumbo/ácido de 12 V a 7 Ah, que podem manter os dispositivos a funcionar durante algum tempo se falta a luz.
Segundo a Eaton a intensidade de corrente máxima que pode ser fornecida pelas tomadas ligadas à bateria é de 10 A. Na parte da frente está um ecrã LCD que permite ao utilizador monitorizar o estado da UPS e a quantidade de corrente que está a consumir em tempo real.
Na traseira, junto às tomadas protegidas pela bateria, estão as entradas das ligações de dados da UPS a um computador. Estas ligações servem para que a UPS consiga desligar correctamente os dispositivos quando a capacidade da bateria chega a um determinado nível, sem que a corrente da rede tenha sido reposta. Todos os sistemas operativos suportam esta funcionalidade, sem que seja necessário instalar qualquer tipo de software.
A Ellipse faz tudo o que diz na caixa e conseguiu manter o meu iMac de 27 polegadas, mais dois discos externos USB de 3,5 polegadas e um switch de rede a funcionar durante, sensivelmente, uma hora.
Aconselho este tipo de hardware a todos os que tenham de trabalhar com computadores em zonas de corrente eléctrica instável ou que tenham pequenos servidores que tenham de funcionar 24 horas por dia.